Fundada em 1990, com um compromisso assente na tradição e qualidade, a Pastelaria Batalha está presente em três locais no distrito de Lisboa.
A Pastelaria Batalha, valorizando a arte dos seus antepassados, utiliza a antiga e original receita tradicional que passou de Mãe para Filha ao longo de quatro gerações.
Atenta aos padrões de qualidade, a Pastelaria Batalha confecciona este e todos os bolos utilizando os mais exigentes processos de higiene e segurança alimentar, mantendo, no entanto, todo o sabor tradicional dos tempos antigos.
O Parrameiro é o bolo tradicional da Charneca, aldeia onde durante longos anos o seu fabrico foi o principal sustento de muitos dos seus habitantes, sendo também conhecido por Ferradura ou Bolo dos Noivos.
Esta última designação vem dos tempos em que este era considerado um bolo nobre e apenas estava disponível para alguns privilegiados ou em dias de grande festa, como casamentos e grandes eventos.
“Aldeia da Roupa Branca”
A Charneca (Venda do Pinheiro) teve o privilégio de ver nascer a actriz Beatriz Costa que apesar de pouco ter vivido na sua Terra Natal, nunca negou as suas origens afirmando-
Em 2008, a Charneca por ocasião da merecida homenagem à actriz Beatriz Costa, no centenário do seu nascimento, acrescentou a designação Aldeia da Roupa Branca (título de um dos principais filmes protagonizado pela mesma em 1938), passando a partir desta data a ser conhecida por Charneca –
“O Teatro passou a ser a razão do meu viver. O público, o objecto dos meus cuidados. Para ele vão, agora, os meus sorrisos. Para ele, envergo os meus trajos garridos.(…) É ele o meu namorado!”
O nome Batalha tem origem no nome de família que está por traz do sucesso desta marca, onde trabalham pais e filhos, duas gerações de apaixonados pela pastelaria.
Porque a famosa Beatriz Costa nasceu na Charneca e porque gostava muito de Parrameiros, a Pastelaria Batalha pretendeu prestar-lhe também uma homenagem referindo-se à “Mais Famosa das Saloias”, como era conhecida a actriz.
No logótipo podemos também recordar a inesquecível franja negra que aparece no meio do tradicional lenço saloio, cujo padrão é usado na imagem da marca Pastelaria Batalha.